domingo, 9 de maio de 2010

Sobre este blog

Criei este blog como uma plataforma para apresentar meu currículo, divulgar meus textos publicados, difundir links sobre assuntos de interesse e, sobretudo, para apresentar e discutir idéias ligadas à minha área de pesquisa, que tem como principal foco a teoria sociológica clássica, em particular a teoria de Émile Durkheim, mas que também passa por questões de Filosofia moral, Filosofia política, etc.


Começo, portanto, apresentando-me:


Entrei na graduação em Ciências Sociais em 1999, na Universidade de São Paulo, onde o curso contempla três diferentes disciplinas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Embora no começo tenha sido difícil escolher em qual das três áreas iria seguir carreira, no fim do segundo ano me interessei cada vez mais pela área de Sociologia, até o momento em que descobri minha paixão por um ramo bastante específico, a teoria sociológica. Dentre os três grandes clássicos dessa disciplina, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, decidi por dedicar minha pesquisa de iniciação científica a este último, pois desde o início tive a impressão de que aquilo que aprendia sobre sua teoria estava muito aquém daquilo que lia em seus textos, pois ele não me parecia um "positivista, conservador e ultrapassado" como se costumava dizer na época, seguindo a linha interpretativa de autores famosos como Talcott Parsons, Robert NIsbet e Raymond Aron. 


Pois bem, minha trajetória de pesquisa começou com a sociologia da educação de Durkheim. Passei dois anos pesquisando esse tema com auxílio do CNPq, quando explorei os conceitos básicos de sua teoria sobre a educação, no primeiro ano, e a diferença entre Pedagogia e Sociologia da Educação, no segundo ano. Nos últimos seis meses de graduação, com apoio da Fapesp, desenvolvi uma pesquisa na qual propunha a existência de aspectos positivos e normativos na concepção de educação de Durkheim, o primeiro pertencendo ao domínio da sociologia da educação, e o segundo ao domínio da pedagogia. 


Ingressei no mestrado em Sociologia no ano de 2004 e realizei uma pesquisa sobre o projeto durkheimiano de construção de uma "ciência da moral", que deveria se constituir como um saber distinto da "filosofia moral", na medida em que propunha explicar a moral existente e trazer a moralidade para o domínio dos fatos. O resultado dessa pesquisa, que teve o apoio da FAPESP, foi a dissertação "Émile Durkheim e a Ciência da Moral" defendida em Janeiro de 2006, disponível através do seguinte link: http://www.4shared.com/document/bjLqoIKF/Dissertao_Raquel_Weiss.html?  


Ainda em 2006 ingressei no doutorado em Filosofia, na mesma universidade. A tese atualmente está em vias de conclusão, e tem como título "Émile Durkheim e a Fundamentação Social da Moralidade", com estágio no British Centre for Durkheimian Studies, na Oxford University no ano de 2009..

Um comentário:

  1. Oi Rachel, super legal saber o que você tá fazendo. O blog tá bem bacana. É assim mesmo, precisa de tempo, tempo e paciência. Então você vai descobrindo as ferramentas.

    ResponderExcluir